quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PRETA, PRETO, PRETINHA, PRETINHO ...


E ai meu povo, tudo bem com vocês??

Primavera começou acreditando que é inverno, não é mesmo? rs Eu curto o frio, mesmo quando tenho de sair cedo para trabalhar. A vida é assim mesmo e vamos em frente sempre!

Mas o assunto hoje, não é o frio, a chuva, muito menos a primavera.

Algumas semanas o assunto racismo e as obras de Monteiro Lobato vem sendo associadas. E isso, me preocupa muito, como artista, como educador, como cidadão.

Não quero fazer uma análise de suas obras, mas compartilhar com vocês algumas experiências minhas ou histórias ouvidas.

Primeiro, preciso sim, deixar bem claro que é vergonhoso a história do Brasil quando falamos em negros, escravos, racismo. Tenho nojo dessa parte de nossa história, mas ela já aconteceu, acredito que muito já se foi feito, ainda estamos longe de um "ideal". Pera ai, ideal??

Depois de sermos colonizados pelos Portugueses, eles precisavam tirar os índios da jogada e tiveram a ideia de trazer os africanos para cá para que fossem seus servos, em bom português "escravos". Não foi o Brasil que inventou a escravidão. Mas aqui, como em alguns outros países, tomou-se uma proporção aterrorizante para todos nós. 

Com a chegada dos primeiros navios negreiros, vindos da África, claro que começou rolar além da exploração de trabalho escravo, em condições precárias, os relacionamentos extra-conjugais dos senhores feudais, dos capatazes, ou até mesmo das senhoras de família, que não resistiam a pele morena daquele povo, que apesar das dores e sofrimento trouxeram a esse país uma alegria que dura até hoje. Ou você, caro amigo, acredita que essa energia do povo brasileiro apareceu num passe de mágica?

Mas precisamos abrir um parênteses nessa história trágica, apesar de todos aqueles que contribuíram para a escravidão no Brasil, também existiram os seus defensores, os seus amigos, companheiros e ajudadores. Tanto que a Princesa Izabel, consumida de compaixão, e por alguns interesses políticos também, assinou a lei de liberdade a esse povo, tão massacrado.

Após essa libertação temos dois cenários, ou dois grupos. O grupo daqueles que acreditavam que eles deveriam continuar acorrentados e o grupo daqueles que queriam os negros fazendo parte dos seus ciclos sociais.

OK, agora vamos pular para nossa época. Desde que sou criança, e olha que isso faz tempo, tive amigos negros, meus pais e familiares também sempre tiveram amigos, namoradas, namorados negros. Hoje em dia, meus melhores amigos são negros. Palmas pra mim? Não, é claro que não! Não tenho amigos pela cor de sua pele, mas pelo caráter e troca de experiências.

Mas vamos falar de Lobato? Não podemos negar que o mesmo criou sonhos e um mundo totalmente lúdico com suas obras durante décadas. Quem nunca assistiu o SITIO DO PICA-PAU AMARELO? Eu assisti até a primeira versão ... rs abafa!

No começo da minha carreira como ator, fiz um espetáculo com o título "Tietê, tietê" de Alcides Nogueira, aonde o escritor faz graves críticas a Lobato o citando no espetáculo através dos personagens principais do sítio, como arruaceiros, subversivos, militantes do militarismo. Fiquei surpreso com aquela ótica e fizemos um estudo sobre a vida e obra de Lobato e constatamos que o mesmo fez parte de rodas de militares, ele foi tido até como traidor pela classe artística, se debandando para o lado dos militares. Que diga-se de passagem outra vergonha para nossa história ... rs

Eu, Língua Felina 24, faço uma analise pessoal e particular sobre essa situação com seus livros. No nosso país a educação SEMPRE foi produto de barganha de eleições e favores políticos, basta você assistir um dos horários hilários políticos que vai comprovar isso. Tem anos que os professores saem as ruas, realizam greves solicitando melhores salários, melhores condições de trabalho, e eu até concordo em partes, mas nesse momento os professores, ou mais uma vez estão sendo chamados de otários e incompetentes.

Para o MEC e alguns "abolicionistas" é muito mais prático realizar uma fogueira em praça pública e queimar todos os livros de Lobato, do que ler sua obra e abrir uma discussão sobre o que mudou no comportamento social em relação a raça negra da época escrita para a época atual.

Veja bem, Lobato tá morto, se ele era ou não racista, qual a diferença que fará nesse momento em nossa história? Hitler foi o cara mais ofensivo ao mundo e continua sendo citado em todos os livros sobre a história internacional nas escolas. Porque excluir Lobato? Porque privar as novas gerações de conhecer as suas obras?

Será que realmente estamos beirando a uma nova ditadura de censura? O caso de Lobato não é isolado no cenário cultural. Vários humoristas, alguns até com razão, tem sido processados e tirados de seus programas por não poderem se manifestar, artistas de ruas tem sido banidos das calçadas das grandes cidades. A filosofia e literatura foi tirada da grade escolar para não levar o povo a questionar e discutir assuntos esquecidos.

Estamos vivendo mais um jogo político?

Quem não lembra do âncora do jornal da Band, Boris Casoy, xingando e ridicularizando garis, por não terem estudo ou um contexto intelectual como o dele?

O que mais me preocupa no final das contas é que ao tirar um livro de circulação, um filme, uma música, um espetáculo de teatro, ou até mesmo uma piada de mal gosto, estamos castrando a possibilidade da discussão, da troca de informação, de saber o que realmente as pessoas pensam sobre isso.

E você, o que acha sobre isso? Gostaria muito de saber sua opinião, você pode deixar seu comentário abaixo ou então encaminhar para linguafelina24@gmail.com. Não se preocupe que sua opinião, se for a sua vontade, não será publicada.

Abaixo vou deixar links sobre algumas matérias contento as polêmicas das obras de Monteiro Lobato, caso você se interesse em ler.




Antes de terminar, quero deixar claro que, infelizmente sei que o racismo ainda assombra nossa sociedade. Não acho que já vivemos num mundo de igualdades raciais. Estamos muito, mas muito distantes mesmos. Só acredito que estão misturando as estações com essa tal censura a literatura de Lobato.

Bom, por agora é isso meu povo. Esse assunto é longo e intrigante né ... gosto disso :)

Língua Felina 24 tem sangue preto, escuro, negro, afro descendente nas veias e eu AMO TUDO ISSO!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

E O MEU VOTO VAI PARA ...


Olá meu povo, tudo bem com vocês?

Após um super feriado de 7 de setembro, vamos tentar voltar ao trabalho e colocar a casa em ordem??? rs

Nossa, to com a agenda lotada, de clientes, alunos e apresentações e só posso agradecer à Deus pela oportunidade de ganhar $$$ com o que mais amo nessa vida.



Bom, para quem não é alienado ao mundo podem ter notado o pronunciamento da Excelentíssima Presidenta Dilma Rosseuf na noite do dia 06/09. A priore um pronunciamento de praxe dos presidentes, mas o tom de "novidades" tomou conta do seu pronunciamento. Anunciou, quase que com uma úmida intimidade, o desconto de até 28% nas contas de energia dos brasileiros para pessoas físicas ou jurídicas. Quem com certeza, se for concretizado isso, teremos um desconto em vários produtos, pois toda a produção, seja ela qual for necessita de energia. O que não foi falado é que o governo está sendo OBRIGADO a devolver esse dinheiro ao povo brasileiro. Isso mesmo meu povo, não é um desconto de um governo eficiente e sim o pagamento de uma dívida judicial. Em 2011 o governo foi condenado a devolver mais de 11 bilhões cobrados INDEVIDAMENTE de todos nós durante o governo LULA e só agora esse dinheiro irá voltar para o nosso bolso. Uma pena que virá em forma de desconto e não em dinheiro real, já daria para comprar umas vodkas a mais ...rs

De outro lado, temos visto aqui na capital paulista o candidato RUSSOMANO despontando como a grande zebra e o futuro prefeito desta cidade. Lamentável é ver as "alianças" com os evangélicos, que já foram prometidos de isenções de mais impostos ... pera ai, porque não isentar teatros, cinemas, museus, parques, escolas e somente as igrejas??? Vc entendeu isso, nem eu !

Serra está desesperado vendo a sua candidatura descer ralo abaixo, o cara tem tanto a esconder que faz um comercial "prometendo" cumprir o óbvio, 4 anos de mandato ... rs Quer dizer, se ele não fizer mais nada e mesmo assim cumprir seu mandato inteiro, coisa que ele não é acostumado a fazer, já vai poder se gabar frente aos seus eleitores.

Hadad é um coitado, escondido atrás da imagem suja e irresponsável de Lula com seu câncer, Dilma com sua dentadura amarela, Marta Suplicy com sua personalidade duvidosa, tenta conversar os eleitores de que tem costas quente e tá gastando rios de dinheiro viu, pra enganar a TODOS e levar essa pra casa.

Chalita, só gosto dele porque dizem as más línguas que ele é gay ... kkkkkkk, não queria que o poder saisse das nossas mãos, afinal de contas, podemos provar que somos bem mais coerentes com os problemas sociais dessa cidade, será?

Soninha, tenho a impressão de que ela acende um "back" antes de todas entrevistas, debates e programas ... ela é surreal, será que ela acredita mesmo que um dia será eleita prefeita de SP?? Pra mim, ela é tão deslocada e doidona que já entra na classe do Fidelix, Paulinho da Força, Gianazzi e outros perdidos nessa eleição ... rs

Olha meus queridos, me sinto mal quando digo que em 2012 VOTO NULO, não gosto disso, queria poder olhar um candidato e ver sinceridade e respeito pelo povo brasileiro, pelos paulistas. Queria ter na minha mente nome de candidatos que me trouxessem um suspiro de esperança a uma sociedade mais justa, menos desigual. Governantes que governem para o povo, com o povo. E não esse bando de escroto que governa por alianças políticas, por cargos, por indicações.

Se começar a falar dos candidatos a vereadores então, ai que tenho de correr no armário e tomar um Lexotan, é um assunto muito deprimente para mim.

Não quero influenciar ninguém a votar nulo como eu, cada um é consciente do que faz e do porque o faz. Mas por favor, pesquisem um pouco nas pessoas que irão gastar o seu direito como cidadão. Não crie ilusões de um Super Homem, de idéias mirabolantes e conclusivas. Anotem o nome, número, contato dos seus candidatos para que possam ser cobrados futuramente.

Enfim, vamos torcer para que não sejamos levados ao caos dessa vez ...

Quem irá nos proteger???

Língua Felina 24 e as urnas ... 2012 VOTO NULO !

terça-feira, 4 de setembro de 2012

PURO EGOÍSMO HUMANO


Olá meu povo ... nossa quanto tempo não escrevo por aqui.

Confesso que sinto muitas saudades de escrever, mas minha vida andava num turbilhão de emoções, tantas coisas aconteceram, tantas coisas mudaram, Mas o certo é que meu carinho e respeito por vocês não mudou e continua cada vez mais forte.

Aos poucos, vou me disciplinar novamente a escrever aqui, e irei contando um pouco de tudo que está se passando e o que ainda tem por vir ... são coisas muito boas, que estão me transformando numa pessoa melhor.

Hoje acordei um lixo, engraçado que não deveria estar me sentindo assim, tive dias maravilhosos, realizei um sonho de 8 anos engavetado, recebi aplausos, carinho de pessoas queridas e também de desconhecidos, mas a vida é feita de momentos e essa manhã fria de SP, foi propícia para que uma nuvem negra tomasse conta do meu coração.


Me perdoem, se esperavam que minha volta ao Língua Felina 24, seria de uma imensa explosão, mas estou escrevendo isso com os sentimentos que tenho nesse momento.

Tenho muitos defeitos, estou longe de ser um homem ideal, mas tenho qualidades que deveriam superar alguns de meus deslizes.

Quando as pessoas me conhecem sempre tem duas opções, ou me amam ou me odeiam. Talvez pela intensidade que vivo as coisas da minha vida, talvez pela audácia em falar o que penso e sinto, talvez pela clareza e simplicidade que vejo a s situações da vida.

Procuro não julgar as pessoas de uma maneira irreversível. Claro que me irrito, claro que me sinto indignado, claro que sinto até nojo de algumas atitudes humanas, mas tento me permitir a refletir e ver o outro lado da história.

Um dia desses atrás, conversando com uma pessoa muito querida eu disse que adoro ouvir a história da vida das pessoas, pois nessas oportunidades eu posso entender o porque elas são assim hoje. Tudo que vivemos no passado é a base para o presente e pode ser um reflexo para o futuro.

Acredito piamente que não temos como mudar os atos do passado, mas eu posso fazer um futuro diferente com as minhas atitudes HOJE.

Não me importo de ser cobrado, questionado. Mas odeio quando isso é uma prática diária, ainda mais quando sempre sou colocado como o "vilão" da história. Odeio ter de provar todos os dias meus sentimentos e desejos. Odeio dar satisfação. Odeio ter de repetir coisas.

Eu amo viver, amo as pessoas, amo a vida, amo sorrir, amo meus amigos, amo minha família, amo conhecer novas pessoas, novas histórias, amo o desconhecido, amo as surpresas da vida, mas hoje ... eu odeio tudo isso.

Pois ser eu tem sido doloroso, pois ser o cara que está disposto a sorrir e fazer as pessoas sorrirem, se sentir bem está desacreditado de si mesmo.

Não tenho medo de fracassar em nada do que faço, seja na minha vida pessoal, sentimental, profissional. Mas tenho medo de ter a obrigação de provar para terceiros minhas intenções.

Palavras são apenas palavras!

Posso ser desligado de muitas coisas, mas também sou ligado a milhões de outras que passam desapercebida.

Tenho saudades de morar com minha mãe, que cuidava de mim, da minha cama, do meu quarto, da minha comida, da minha roupa, da minha saúde. Saudades de chegar em casa e deitar no colo dela e não falar nada, mas o afago das suas mãos me transmitiam o que eu realmente precisava.

Tenho saudade da época de criança, aonde viver num mundo de fantasia era a maior riqueza do mundo.

Tenho saudade da época quando chegava aos recitais e era tratado não como um "concertista", mas como uma peça fundamental para o espetáculo.

Tenho saudade de sair por ai andando, parar numa esquina, tomar uma cerveja com um bêbado qualquer e falar da vida, das coisas boas e das ruins também ... rs

Tenho medo de estar perdendo a minha liberdade em ser simplesmente eu mesmo. Sem me preocupar em ter de me justificar e não porque não acredito que não devem me questionar. Mas simplesmente porque desconfiam de mim. Dos meus atos, das minhas atitudes, dos meus sorrisos ou até mesmo das minhas lágrimas.


Pode parecer que tudo está ruim, não é bem assim, mas algumas coisas fundamentais e essenciais não estão bem. 

Quando estou num palco atuando, sempre ouço falar, e procuro praticar o "jogo dos olhares, da cumplicidades, da troca", tento trazer isso para minha vida real também, mas parece que não está funcionando.

Estou me sentindo um rádio fora de sintonia.

Mais uma vez, me perdoem por esse despejo de emoções não tão prazerosas, mas precisava começar a me esvaziar para me encher novamente de um fôlego bom e feliz da vida.

"... Para amar ... simplesmente amar. O amor é a essência da vida. Sem ele as pessoas são tristes, amargas e rabugentas, mas com o amor, as pessoas são leves, felizes e contentes... " (Homem de Lata - O Mágico de OZ)

Ah esse Homem de Lata que busca o coração para amar e mesmo com os perigos das decepções e tristezas que estão por vir se coloca como um bravo combatente a uma guerra.





"Sou capaz de aguentar toda a infelicidade deste mundo, só para ter um coração!" (Homem de Lata - O Mágico de OZ)

Mas vamos vivendo meu povo, com os acertos e erros, com as lágrimas e sorrisos, com as realizações e decepções.

Para tudo existe um motivo de crescimento de vida.

Língua Felina 24 voltou !! Triste, mas é por pouco tempo !!!!!