quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PRETA, PRETO, PRETINHA, PRETINHO ...


E ai meu povo, tudo bem com vocês??

Primavera começou acreditando que é inverno, não é mesmo? rs Eu curto o frio, mesmo quando tenho de sair cedo para trabalhar. A vida é assim mesmo e vamos em frente sempre!

Mas o assunto hoje, não é o frio, a chuva, muito menos a primavera.

Algumas semanas o assunto racismo e as obras de Monteiro Lobato vem sendo associadas. E isso, me preocupa muito, como artista, como educador, como cidadão.

Não quero fazer uma análise de suas obras, mas compartilhar com vocês algumas experiências minhas ou histórias ouvidas.

Primeiro, preciso sim, deixar bem claro que é vergonhoso a história do Brasil quando falamos em negros, escravos, racismo. Tenho nojo dessa parte de nossa história, mas ela já aconteceu, acredito que muito já se foi feito, ainda estamos longe de um "ideal". Pera ai, ideal??

Depois de sermos colonizados pelos Portugueses, eles precisavam tirar os índios da jogada e tiveram a ideia de trazer os africanos para cá para que fossem seus servos, em bom português "escravos". Não foi o Brasil que inventou a escravidão. Mas aqui, como em alguns outros países, tomou-se uma proporção aterrorizante para todos nós. 

Com a chegada dos primeiros navios negreiros, vindos da África, claro que começou rolar além da exploração de trabalho escravo, em condições precárias, os relacionamentos extra-conjugais dos senhores feudais, dos capatazes, ou até mesmo das senhoras de família, que não resistiam a pele morena daquele povo, que apesar das dores e sofrimento trouxeram a esse país uma alegria que dura até hoje. Ou você, caro amigo, acredita que essa energia do povo brasileiro apareceu num passe de mágica?

Mas precisamos abrir um parênteses nessa história trágica, apesar de todos aqueles que contribuíram para a escravidão no Brasil, também existiram os seus defensores, os seus amigos, companheiros e ajudadores. Tanto que a Princesa Izabel, consumida de compaixão, e por alguns interesses políticos também, assinou a lei de liberdade a esse povo, tão massacrado.

Após essa libertação temos dois cenários, ou dois grupos. O grupo daqueles que acreditavam que eles deveriam continuar acorrentados e o grupo daqueles que queriam os negros fazendo parte dos seus ciclos sociais.

OK, agora vamos pular para nossa época. Desde que sou criança, e olha que isso faz tempo, tive amigos negros, meus pais e familiares também sempre tiveram amigos, namoradas, namorados negros. Hoje em dia, meus melhores amigos são negros. Palmas pra mim? Não, é claro que não! Não tenho amigos pela cor de sua pele, mas pelo caráter e troca de experiências.

Mas vamos falar de Lobato? Não podemos negar que o mesmo criou sonhos e um mundo totalmente lúdico com suas obras durante décadas. Quem nunca assistiu o SITIO DO PICA-PAU AMARELO? Eu assisti até a primeira versão ... rs abafa!

No começo da minha carreira como ator, fiz um espetáculo com o título "Tietê, tietê" de Alcides Nogueira, aonde o escritor faz graves críticas a Lobato o citando no espetáculo através dos personagens principais do sítio, como arruaceiros, subversivos, militantes do militarismo. Fiquei surpreso com aquela ótica e fizemos um estudo sobre a vida e obra de Lobato e constatamos que o mesmo fez parte de rodas de militares, ele foi tido até como traidor pela classe artística, se debandando para o lado dos militares. Que diga-se de passagem outra vergonha para nossa história ... rs

Eu, Língua Felina 24, faço uma analise pessoal e particular sobre essa situação com seus livros. No nosso país a educação SEMPRE foi produto de barganha de eleições e favores políticos, basta você assistir um dos horários hilários políticos que vai comprovar isso. Tem anos que os professores saem as ruas, realizam greves solicitando melhores salários, melhores condições de trabalho, e eu até concordo em partes, mas nesse momento os professores, ou mais uma vez estão sendo chamados de otários e incompetentes.

Para o MEC e alguns "abolicionistas" é muito mais prático realizar uma fogueira em praça pública e queimar todos os livros de Lobato, do que ler sua obra e abrir uma discussão sobre o que mudou no comportamento social em relação a raça negra da época escrita para a época atual.

Veja bem, Lobato tá morto, se ele era ou não racista, qual a diferença que fará nesse momento em nossa história? Hitler foi o cara mais ofensivo ao mundo e continua sendo citado em todos os livros sobre a história internacional nas escolas. Porque excluir Lobato? Porque privar as novas gerações de conhecer as suas obras?

Será que realmente estamos beirando a uma nova ditadura de censura? O caso de Lobato não é isolado no cenário cultural. Vários humoristas, alguns até com razão, tem sido processados e tirados de seus programas por não poderem se manifestar, artistas de ruas tem sido banidos das calçadas das grandes cidades. A filosofia e literatura foi tirada da grade escolar para não levar o povo a questionar e discutir assuntos esquecidos.

Estamos vivendo mais um jogo político?

Quem não lembra do âncora do jornal da Band, Boris Casoy, xingando e ridicularizando garis, por não terem estudo ou um contexto intelectual como o dele?

O que mais me preocupa no final das contas é que ao tirar um livro de circulação, um filme, uma música, um espetáculo de teatro, ou até mesmo uma piada de mal gosto, estamos castrando a possibilidade da discussão, da troca de informação, de saber o que realmente as pessoas pensam sobre isso.

E você, o que acha sobre isso? Gostaria muito de saber sua opinião, você pode deixar seu comentário abaixo ou então encaminhar para linguafelina24@gmail.com. Não se preocupe que sua opinião, se for a sua vontade, não será publicada.

Abaixo vou deixar links sobre algumas matérias contento as polêmicas das obras de Monteiro Lobato, caso você se interesse em ler.




Antes de terminar, quero deixar claro que, infelizmente sei que o racismo ainda assombra nossa sociedade. Não acho que já vivemos num mundo de igualdades raciais. Estamos muito, mas muito distantes mesmos. Só acredito que estão misturando as estações com essa tal censura a literatura de Lobato.

Bom, por agora é isso meu povo. Esse assunto é longo e intrigante né ... gosto disso :)

Língua Felina 24 tem sangue preto, escuro, negro, afro descendente nas veias e eu AMO TUDO ISSO!