Bom dia meu povo, tudo bem com vocês??
Na madrugada de sexta para sábado, por volta das 3 horas, meu celular toca. Quando vejo é meu pai. Já sabia do que se tratava. Sim, meu avô paterno havia falecido.
Um homem de 87 anos, que viveu sua vida intensamente, realizando boas ações. Acertando e errando como todos nós. Um homem que admirei por anos, um homem que tive dificuldades de relacionamento também. Mas, acima de tudo, um homem que eu amei.
Ele deu início a minha vida. Pois gerou filhos, gerou meu pai, que me gerou para que eu estivesse aqui hoje.
Logo que instintivamente meu coração se colocou de luto, mas não é um luto de sofrimento. Não costumo sofrer quando uma pessoa idosa morre, pelo contrário eu agradeço a Deus pela oportunidade que Ele deu a essa pessoa viver tanto tempo entre nós.
Ainda mais nos dias de hoje, que vemos tantas crianças, adolescentes e jovens morrendo. Nessa época que o valor da vida parece que desapareceu e as pessoas em troca de bebida, drogas, crimes, estão abrindo mão de viver nesse mundo.
Com a morte do meu avô se fechou um ciclo. Convivi com meus 4 avós, e hoje não tenho mais nenhum. São 34 anos, aonde tive oportunidade de conviver com eles, aprender com seus conselhos, com suas histórias, com suas experiências de vida. Feliz porque meus sobrinhos puderam conviver com alguns dos seus bisos, eu mesmo não tive essa oportunidade.
Lembro até hoje quando, ainda muito menino, fiz uma árvore genealógica da minha família, completa, com histórias, fatos. Hoje essa mesma árvore perdeu um galho e estamos definitivamente vivendo uma nova geração, uma nova era familiar.
E as lembranças e os ensinamentos é o que ficaram para sempre em meu coração e minha mente.
Por outro lado, há pessoas que adoram curtir o LUTO, mas nem sabem ao certo o motivo.
O luto é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser. Segundo Bowlby quanto maior o apego ao objeto perdido (que pode ser uma pessoa, animal, fase da vida, status social...) maior o sofrimento do luto. O luto tem diferentes formas de expressão em culturas distintas.
Entende-se por luto não somente a reação vivenciada diante da morte ou perda de um ser amado, mas também as manifestações ocorridas em outras perdas, como separações familiares, de amigos, conjugais. Lembranças de valores emocionais, como mudanças de casa e de país, remetem ao processo de luto. Frente à instalação destas perdas significativas, o luto é visto como um processo mental que as designa.
Como aprendi desde muito pequeno, a morte é uma continuação da vida. Pois fechamos os olhos nesse mundo e abrimos naquele que escolhemos pelos nossos atos e decisões, pessoais e intransferíveis.
Tenho certeza de que meu avô está num lugar lindo, aonde também estarei um dia.
Meu "luto" pela morte do meu avô continuará dentro de mim, com lembranças e homenagens pessoais. Não preciso vestir preto, chorar 24 horas, me lamentar pela morte dele... e sim até motivos de festejar pela oportunidade que Deus me deu em conhecê-lo e ser, na medida do possível um neto bondoso com ele.
Vamos em frente ?
A vida para mim continua, e tenho muito o que fazer, realizar e também deixar minhas marcas.
Não terei filhos, mas tenho sobrinhos, família e amigos para ser especial para eles, assim como são para mim.
Tenho de mais uma vez agradecer as pencas de manifestações dos meus queridos amigos, reais ou virtuais. Foi muito importante e valoroso para mim. Espero poder retribuir de uma maneira sempre positiva entre nós.
Volto outra hora por aqui.
Língua Felina 24, falando sobre a morte, mas não esquecendo da vida nunca !
Nenhum comentário:
Postar um comentário