segunda-feira, 5 de março de 2012

125 ANOS DE HEITOR VILLA LOBOS

Hoje pela manhã, quando fui pesquisar um assunto no nosso melhor amigo GOOGLE me deparei com a seguinte imagem:


Eu mesmo, sendo um músico formado, não sabia, ou não lembrava que hoje seria o 125º aniversário de um dos maiores, ou até mesmo o melhor, compositor e maestro brasileiro Heitor Villa Lobos. 

Mas você sabe quem foi Villa Lobos?

Não é apenas um shopping na capital paulista, ou nome de praças, ruas, escolas como se vê em várias cidades brasileiras, pra mim ele era O CARA que tirava meu sono.... rs

Quando eu era um estudante de piano, estudei no Conservatório Heitor Villa Lobos, inaugurado pelo próprio músico e uma das referências no estudo de música erudita. Claro que dentro do vasto repertório que tinha de estudar as obras de Villa Lobos eram obrigatórias ... e ai começavam meus pesadelos.





Mas sempre me dei bem com suas composições, pois além de serem lindas, tem uma força e personalidade que combina comigo ao piano.

Villa Lobos simplesmente abusou e abusou de todos os recursos da música, da sua ousadia como compositor trazendo assim uma re-leitura de tantas obras populares brasileiras para um patamar top dentro da música, levando a música folclórica brasileira para as melhores salas de concerto do mundo inteiro.

Nasceu no Rio de Janeiro, em 05/03/1887 e faleceu em 17/11/1959.

Foi o compositor e maestro brasileiro mais reconhecido e respeitado no mundo inteiro, suas obras chegaram a ser comparadas com as obras de Chopin, pela força e ousadia de suas melodias. Teve uma influência imensa do romantismo de Debussy. Em resumo, o cara dava o nome viu !

Uma característica própria e forte de Villa Lobos era a reprodução de sons de animais, da natureza e de objetos em suas composições.

Separei alguns videos para quem tiver curiosidade de conhecer um pouco sobre esse grande músico e você também pode encontrar vários outros no YOUTUBE é claro ! rs

Infelizmente não tenho videos meus tocando pra postar aqui, mas vou providenciar isso :)


Ciranda Nr. 11 - Nesta rua, nesta rua 



Ciranda Nr. 15 - Que olhos lindos que ela tem.


Bachianas Brasileiras Nr 1 - Introdução


O Trenzinho  Caipira

Se você ficou interessado pode também ter algumas informações sobre vida e obra no MUSEU VILLA LOBOS 

Outra opção é visitar uma exposição super completa da vida e obra de Heitor Villa Lobos a partir de hoje, no Shopping Villa Lobos/SP. Confira AQUI as informações e detalhes.

Ter um gosto musical eclético, só traz pra você a oportunidade de conhecer outros mundos, outras sensações, vale a pena sim ouvir um pouco de música erudita, ir a um concerto, um recital é uma elevação para alma que só quem já foi pode descrever.

Bom é isso, espero que tenham gostado um pouco desse universo. Cultura nunca é demais !!

Língua Felina 24 também é aprendizado ! rs

2 comentários:

  1. Dé, adorei! Saudade de te ouvir tocando! Beijos, Dedé

    ResponderExcluir